Seis comportamentos que se devem ter em conta para se manter seguro quando se está online.

1. Mantenha o computador limpo e em boa forma com um sistema operativo, browser e programa de proteção antivírus atualizados; Não nos podemos dar ao luxo de utilizar um computador online sem proteção. Estudos mostram que um computador desprotegido pode ficar comprometido em apenas quatro minutos através de scripts automatizados que se encontram online. É importante que mantenha todo o software atualizado e protegido.

2. Esteja alerta em relação ao cibercrime: evite clicar em links desconhecidos em e-mails, redes sociais, chats e Twitter; Este comportamento permite-lhe evitar o phishing ou outras fraudes. Nos dias de hoje, os cibercriminosos utilizam as redes sociais e sites de micro-blogging para surpreender as pessoas. Desconfie de mensagens de amigos que pareçam estranhas e não as abra antes de confirmar com esse amigo que é, de facto, uma mensagem legítima.

3. Use passwords fortes e seguras. Não as partilhe nem utilize a mesma para todas as contas; As passwords sempre foram uma área de risco. Já não há desculpa para utilizar passwords como “password” ou “abc123” – existem vários truques de memorização que pode utilizar para lembrar senhas complexas. Não utilize a mesma senha em vários sites sob o risco de abrir muitas portas importantes com apenas uma chave roubada.

4. Não utilize programas de partilha de ficheiros pois eles abrem a porta a malwares e ciber criminosos que pretendem roubar a sua informação pessoal; A troca de ficheiros é uma nova ameaça. A forma mais comum de troca de ficheiros na Internet é através da utilização de programas de partilha de ficheiros, os denominados sistemas peer-to-peer. Estes sistemas podem conter malware e os ciber criminosos podem usá-los para espiar o seu computador ou rede. Remova os serviços de partilha de ficheiros inseguros do seu computador e certifique-se que a sua rede doméstica não os utiliza. Basta um elo fraco para destruir todo o sistema.

5. Mantenha-se atento quando usar computadores públicos ou redes wi-fi. Evite efetuar transações sensíveis ou partilhar informações privadas se não tiver a certeza de que a rede é segura; Os computadores e redes públicas wi-fi têm riscos específicos. Isto não significa que os tenha que deixar de utilizar; apenas deve estar ciente dos riscos e agir em conformidade.

6. Faça backups. Com os serviços de armazenamento de dados que existem atualmente, os seus dados podem ser protegidos e estar acessíveis e recuperáveis. Por fim, o backup de dados. Faça backup dos seus dados em suportes amovíveis e guarde-os em locais externos. Pesquise os vários serviços de backup online, envie cópias das suas fotos ou documentos a familiares ou amigos. Em caso de roubo ou incendio pode sempre recuperar os dados.

Copyright @ DSI 2014